domingo, 31 de maio de 2009

SISTEMA DE NUMERAÇÃO BABILÔNICO

Os Babilônios foram um povo da Antiguidade que viveu no Médio Oriente. Escreviam os símbolos numéricos com caracteres cuneiformes, ou seja, em forma de cunha, gravados em placas de argila que depois eram cozidas.
Tinham um símbolo diferente para a unidade e para a dezena e o número 60 escrevia-se exatamente como o 1, o que para nós é muito confuso. Por exemplo, 61 escreve-se como 2. Pensa-se que os Babilônios sabiam distinguir o número a que se referiam de acordo com o contexto do problema. Escritos Babilônicos provam que já esta civilização possuía grandes conhecimentos matemáticos. Neles aparece uma série de notações contáveis no sistema de numeração sexagesimal. No relógio do parlamento britânico, o Big Ben, há gravadas 12 divisões de 1 hora e 60 divisões de 1 minuto.
O uso do número 60 como base para contar e dos seus divisores (como a dúzia: 12 = 60/5) era utilizado pelos babilônios há milhares de anos nos seus cálculos quotidianos e também pelos sacerdotes nos seus cálculos astronômicos e de quem dependia a contagem do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário