domingo, 31 de maio de 2009

HISTÓRIA DOS NÚMEROS

A humanidade levou centenas de milhares de anos para construir a idéia de número. É isso mesmo! Antigamente, a matemática não existia. Na maior parte da história da humanidade, as pessoas não sabiam contar! E como elas aprenderam?
Provavelmente a partir de suas necessidades práticas. Quando as antigas civilizações começaram, a criar animais e a plantar, contar passou a ser importante para que pudessem controlar o que possuíam.


UMA PEQUENA HISTÓRIA!!!
De manhã, a pastora separava uma pedrinha para cada ovelha que levava para pastar. Essas pedrinhas eram guardadas em um saquinho.
À tarde, pastora comparava a quantidade de ovelhas que voltava do pasto com a quantidade de pedrinhas do saquinho. Se não sobrassem pedrinhas após a passagem do rebanho, ela sabia que todas as ovelhas haviam voltado.
Desde a utilização das pedrinhas, muito tempo se passou até chegarmos aos processos de contagem e a representação atual dos números. Hoje, sabemos que número e a quantidade de elementos de um grupo ou coleção e não depende do tipo de elementos que o compõem: se são pessoas, flores ou pedras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário