domingo, 31 de maio de 2009

COMO USAR OS JOGOS?

A utilização do jogo como instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem, exige que seus objetivos pedagógicos sejam bem claros e que seja priorizada a qualidade. Os jogos devem: ser interessantes e desafiadores, permitir que o aluno se auto-avalie, possibilitem sua participação ativa do começo ao fim, ser diversificado, e as regras ensinadas num primeiro momento, mas dando a liberdade ao aluno de modificá-las criando novos jogos.
Exemplo de jogos: jogos estratégicos, de treinamento geométrico, digitais, em grupos ou individuais. O professor é um elemento indispensável na aplicação de jogos, a ele cabe assumir a condição de condutor, observador, estimular a aprendizagem, alem de avaliar e planejar em que momento deve ser utilizado de forma a torná-los um recurso pedagógico.
“Finalmente, um aspecto relevante nos jogos é o desafio genuíno que eles provocam no aluno, que gera interesse e prazer. Por isso, é importante que os jogos façam parte da cultura escolar, cabendo ao professor analisar e avaliar a potencialidade educativa dos diferentes jogos e aspecto.Curricular que se deseja desenvolver”. (PCN, 1997,48-19)

Nenhum comentário:

Postar um comentário